Carmim Chiclete: Macarons

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Macarons


                                          

Essa delícia francesa a base de amêndoas tem quase 500 anos! Na verdade, o macaron saiu da Itália no século 16 quando a rainha Catarina di Médici mudou-se para a França. O "Doce da Rainha", como era chamado, foi levado juntamente com a sua corte e a receita era mantida em segredo. Até que as freiras carmelitas de Nancy a descobriram e passaram a reproduzi-la e ficaram conhecidas como "Irmãs Macarons". Até hoje, na cidade de Nancy existem os macarons como eram produzidos naquela época.
No início do século XX, Pierre Desfontaines teve a brilhante idéia de juntar os "coquies" ("bolachinhas") a um recheio cremoso e saboroso. E mais recentemente, nos anos 80, Pierre Hermè criou os macarons que apreciamos hoje: uma explosão de cores e sabores. Crocante por fora, macio por dentro....e uma mistura de sabores sutis, fazem desse doce uma iguaria francesa. Para aniversários, casamentos e ocasiões especiais, o macaron é uma bela alternativa elegante para a sua comemoração! Além de tudo pode ser personalizado combinando com a cor e proposta da festa.

                                                               
Lindos, coloridos e deliciosos, os macarons têm conquistado espaço nas mais belas mesas de doces e lembrancinhas. Permitem uma grande variedade de sabores e recheios e conferem glamour e elegância a qualquer festa.
A receita do macaron, doce francês recheado de nozes, amêndoas, avelãs ou castanhas, é super simples. Leva farinha de amêndoas, açúcar, ovos, chocolate em pó e chocolate ao leite. Por não levar farinha de trigo na composição, o doce é livre de gluten e pode ser servido para aquele seu amigo celíaco sem susto.
                                                            

ingredientes

  • 1/2 xícara (chá) de clara de ovo
  • 3/4 xícara (chá) de açúcar de refinado
  • gotas de corante na cor de sua preferência
  • 1 xícara (chá) de farinha de castanha de caju
  • 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro

modo de preparo

Numa tigela misture clara de ovo e açúcar refinado. Leve a tigela para o banho-maria e misture sem parar até que a mistura perca a viscosidade.
Transfira a mistura para uma batedeira e bata até ficar duro (como clara em neve). Junte gotas do corante na cor de sua preferência. Desligue a batedeira e com o auxílio de uma colher junte farinha de castanha de caju e açúcar de confeiteiro. Isto fará com que algumas bolhas de ar se desprendam. Coloque a mistura num saco de confeiteiro.
Numa assadeira untada com manteiga e farinha de trigo (ou sobre uma fôrma de silpat) pressione o saco de confeiteiro e vá formando pequenas bolinhas (sem picos).
Leve a assadeira para o forno pré aquecido a 100ºC por 10 minutos. Depois aumente o forno a 130ºC por mais 10 minutos.
DICA: não aumente mais que 130ºC para não rachar os macarons.
Retire a assadeira do forno e deixe os macarons esfriarem por 10 minutos e depois desenforme.
Depois de frios, pressione com um dedo o centro dos macarrons (no lado reto). Nesta cavidade coloque o recheio de sua preferência. É o recheio que dá o sabor ao macaron.
Preço vendido no mercado: de R$ 1,50 a R$ 2 (a unidade recheada)

Recheio de ganache

Ingredientes
  • 150 g de creme de leite
  • 300 g de chocolate meio amargo picado Modo de preparo
Numa panela em fogo médio coloque creme de leite e deixe ferver.
Numa tigela coloque chocolate meio amargo picado e junte o creme de leite (que foi fervido).
Misture bem até derreter o chocolate. Deixe esfriar e recheie os macarons

Recheio de mel com flor de laranjeira

Ingredientes
  • 230 g de açúcar
  • 60 g de água
  • 3 claras
  • 60 g de açúcar
  • 340 g de manteiga gelada cortada em cubinhos.
Eai, curtiram?

Beijos da Isa.

Isabelle Campos.

3 comentários: